Uma unidade virada para o futuro

production-avene.jpg

A unidade industrial de Avène fabrica e acondiciona os produtos da marca Avène a partir da água termal reconhecida desde o séc. XVIII devido às suas propriedades calmantes e anti-irritantes. A unidade, localizada no centro de Haut-Languedoc, está decididamente virada para o futuro. Está em constante desenvolvimento, propondo produtos inovadores resultantes do seu domínio industrial de cuidados à base de água termal.

Uma unidade à medida da marca Avène

unite-prod-avene.jpg

Declarada de interesse público em 1874, a Água Termal Avène é o ingrediente de base dos produtos da marca Avène. No seguimento da instalação dos Laboratórios Dermatológicos em Avène-les-Bains (Hérault), a unidade de produção dos produtos epónimos instala-se num local não muito longe, em 1989, para acompanhar o desenvolvimento da marca.

Responder a um crescimento constante da procura, fabricar novos produtos com a exigência de qualidade máxima, encurtar os prazos de produção são os desafios que a unidade de Avène conseguiu resolver durante os anos. Para fazer face ao aumento permanente da produção, foram realizadas obras. A última foi uma ampliação de 4000 m², em 2011, que permitiu a instalação de novos equipamentos dedicados à produção em blocos estéreis.

Atualmente, a unidade dispõe de uma ferramenta industrial importante e polivalente que engloba 10 plataformas de fabrico para as emulsões e as formas líquidas, assim como 12 linhas de acondicionamento, das quais 4 em blocos estéreis.

As datas-chave de Avène

  • 1990: construção da unidade de Avène (3500 m²)
  • 1994: criação de um armazém e ampliação de zonas de produção e controlo (4200 m²)
  • 1998: ampliação da zona de administração e criação de um novo armazém (2750 m²)
  • 2003: ampliação das instalações técnicas e ampliação da zona de fabrico (4800 m²)
  • 2007: abertura do armazém de artigos de acondicionamento em La Tour sur Orb (2100 m²)
  • 2011: criação do armazém de matérias-primas e da central de pesagem, ampliação da zona de fabrico para acolher o fabrico de produtos de cosmética estéril (4000 m²)
  • 2012: Início da construção da nova oficina de aerossóis (4000 m²)

Uma produção responsável

avene-environnement.jpg

A unidade de Avène fez do respeito pela proteção do ambiente uma prioridade. Há vários anos, foram realizadas várias operações para reduzir os consumos de energia e a pegada de carbono da unidade:

    • utilização da energia verde: toda a eletricidade consumida na unidade é produzida por centrais hidroelétricas localizadas muito perto da unidade de produção
    • instalação de grupos de frio com funcionamento free-cooling: utilização do ar frio exterior para contribuir para a produção da água gelada utilizada, entre outras, na refrigeração das cubas

  • produção e armazenamento de gelo durante as horas de vazio, permitindo reduzir os consumos elétricos durante as horas de forte procura
  • otimização dos consumos energéticos graças a um sistema de comunicação de consumos em tempo real (água, eletricidade, fuelóleo, etc.).

Os efluentes da unidade são tratados numa estação de tratamento.

Em termos de resíduos, a unidade de Avène tem uma política voluntarista que deu origem a uma valorização de 98 % dos seus resíduos. Para continuar a melhorar os seus desempenhos ambientais, as equipas identificam novos meios de intervenção com a ajuda do organismo Eco-Emballages.