Centros de I&D no campo farmacêutico

Centro de Investigação e Desenvolvimento Pierre Fabre

crdpf2.jpgMoléculas citotóxicas e bioterapias visadas

Localizado no campos do Oncopole em Toulouse, o Centro de I&D Pierre Fabre alberga um laboratório de investigação em oncologia excecional. Agrupa num mesmo local as equipas e o material necessários ao desenvolvimento e à produção de novas moléculas.
Com o apoio das parcerias públicas e privadas, o seu esforço de investigação incide em moléculas de origem natural, química ou biológica.

A principais atividades do Centro de I&D Pierre Fabre abrangem:

  • a identificação de novos alvos biológicos de interesse terapêutico, graças às disciplinas da genómica e da proteómica;
  • a implementação de projetos de investigação que envolvem novos mecanismos de ação para o tratamento de tumores sólidos hematológicos;
  • o desenvolvimento precoce de novas entidades químicas ou biológicas;
  • o desenvolvimento de novas indicações clínicas e novas apresentações.

Centro de Imunologia Pierre Fabre

cipf.jpgBioterapias do cancro e anticorpos monoclonais

Dedicado à luta contra o cancro e especializado na investigação de bioterapias visadas, o Centro de Imunologia Pierre Fabre, localizado em Saint-Julien-en-Genevois, está focado na investigação de anticorpos monoclonais e produção de ingredientes ativos biotecnológicos.

A unidade de Biotecnologia de Anticorpos - UBA - a funcionar desde 2011 reforçou este polo de investigação para responder a um duplo objetivo:

  • reforçar as nossas capacidades de investigação em biotecnologia no domínio do cancro;
  • aumentar as nossas capacidades de biotecnologia industrial, nomeadamente, em matéria de cultura celular e purificação de anticorpos.

Graças a esta nova Unidade de Biotecnologia de Anticorpos, a única em França, o Centro de Imunologia Pierre Fabre beneficia de um processo contínuo entre a investigação, o desenvolvimento e a produção de lotes clínicos.

Em 2014, a UBA equipa-se com novas instalações dedicadas à produção de anticorpos conjugados a citotóxicos. A instalações permitem o acoplamento e a purificação de anticorpos com compostos altamente ativos.

À UBA, tal como à unidade de Soual (Tarn), foi atribuído o rótulo HQE (Alta Qualidade Ambiental: rótulo de desempenho ambiental dos edifícios) e faz parte das unidades pioneiras em França na criação da referência “Alta Qualidade Ambiental” para as unidades industriais.

Centro de Investigação de Imunologia de Saint-Julien

Centro de investigação Pierre Fabre

peraudel-crpf.jpgTratamentos de patologias neuropsiquiátricas

Localizado em Castres, na unidade Péraudel, este Centro de Pesquisa é especializado no domínio das doenças do sistema nervoso central, nomeadamente, as psicoses (esquizofrenia, distúrbios bipolares, depressão) e a neurologia (dor crónica). O Centro engloba igualmente os polos tecnológicos de investigação (química de síntese, química analítica, biologia molecular, informática de investigação) e os serviços da Propriedade Intelectual e da Documentação Científica do grupo.