Competências dermocosméticas

Sete competências fundamentais

recherche-dermo.jpg

Capacitados na cultura farmacêutica do Grupo, assegurados por um laboratório de investigação de medicamentos, os investigadores da Pierre Fabre Dermo-Cosmétique desenvolveram competências específicas e únicas no campo da cosmetologia. Estas competências continuam a ser enriquecidas e são uma fonte viva de inovação.

A Cosmética Estéril

cosmetique-sterile2.jpg

A associação única do mundo
três inovações fundamentais

A Cosmética Estéril, associação única no mundo de três importantes inovações (formulação, acondicionamento, fabrico), vai ao encontro às necessidades dos dermatologistas e farmacêuticos que procuram soluções mais eficazes e mais seguras para a pele mais exigente.

Esta nova geração de cuidados, garantia de eficácia e segurança absoluta para a pele mais exigente (pele do bebé, peles hipersensíveis, peles patológicas e peles atópicas) é atualmente a única que garante:

  • cuidados sem conservantes nem substâncias com função de conservante, contendo exclusivamente os ativos absolutamente necessários para a pele;
  • um processo único de fabrico aperfeiçoado pelos investigadores e engenheiros dos Laboratórios Pierre Fabre: a esterilização das fórmulas por infusão associada ao seu acondicionamento em bloco estéril, de acordo com as normas em vigor na indústria farmacêutica.
  • A esterilidade do produto durante a sua utilização, graças ao DEFI (Dispositivo Exclusivo de Fórmula Intacta), sistema de acondicionamento patenteado que permite manter a esterilidade das fórmulas, mesmo depois da abertura do tubo, sem risco de contaminação bacteriana durante o período de aplicação do cuidado.

A galénica

recherche-galenique.jpgNovas formas galénicas para uma utilização ainda mais agradável

Os nossos formuladores inovam diariamente com o desenvolvimento de novos produtos e texturas galénicas. Escolhem as matérias-primas entre as que se encontram no catálogo unificado da Pierre Fabre Dermo-cosmétique ou entre as matérias-primas propostas pelos nossos fornecedores. Esta escolha decorre com a preocupação permanente de obter uma galénica homogénea, estável e ainda mais agradável para o utilizador. Deste modo, são criadas diversas formas galénicas: emulsões, espumas, loções, sticks, pós, sabonetes, óleos, etc.

A modelização celular e cutânea

expertises-dermo-cosmetique.jpgModelos que mimetizam a pele humana

A Pierre Fabre tem uma estrutura especializada na engenharia tecidular cuja missão é desenvolver novos modelos dérmicos e epidérmicos. Estes modelos tridimensionais realizados a partir de células humanas (fibroblastos e queratinócitos) são parecidos com a pele humana e, por isso, muito previsíveis. Inserem-se numa lógica de avaliação transversal: estudos celulares in vitro até aos estudos clínicos no homem. O objetivo é avaliar e selecionar ativos e produtos devido à sua tolerância e eficácia.

Os ativos oriundos do meio marinho

actifs-marins.jpgUma fonte renovável de ativos biológicos marinhos

Com vista a alargar o nosso acesso a moléculas naturais com a preservação da biodiversidade marinha, em 2001, criámos, em conjunto com a Universidade Pierre et Marie Curie (Paris VI) e o CNRS, uma equipa de investigação mista no Observatório Oceanológico de Banyuls sur mer (Laboratório Arago). Esta equipa especializada em ecologia microbiana estuda os micro-organismos marinhos, fonte renovável de ativos biológicos originais, e contribui para uma melhor caracterização desta biodiversidade ainda desconhecida. A sua coleção de micro-organismos insere-se na World Federation of Cultures Collections e tem mais de 1500 espécies.

A avaliação da eficácia

evaluation.jpgDemonstrar a eficácia dos cuidados dermocosméticos

O trabalho do nosso Centro de Investigação da Pele (em Toulouse) incide no seguinte:

    • A investigação fundamental: melhorar a compreensão da pele para caracterizar os seus mecanismos e elaborar ativos que possam responder às questões do envelhecimento, da sensibilidade cutânea, da função de barreira e da pigmentação.

  • A valorização dos produtos: demonstrar de forma objetiva a eficácia dos cuidados cosméticos e dos tratamentos dermatológicos para fundamentação das alegações respetivas. No âmbito destes estudos, utilizam-se vários meios de medida biofísica (cutometria, ecografia, dermoscopia, projeção de franjas, microscopia confocal, Raman, infravermelhos, fotografias).

A análise sensorial

analyse-sensorielle.jpgPainéis treinados e naifes

A análise sensorial é um conjunto de métodos que permite aferir os sinais detetados pelos cinco sentidos durante a utilização de um produto. A criação do laboratório de análise sensorial no âmbito dos Laboratórios Pierre Fabre tem origem de 1980. No campo da cosmetologia, painéis de utilizadores “treinados” avaliam a perceção dos produtos em condições controladas de laboratório, enquanto painéis “naifes” avaliam a sua aceitação (textura, perfume, efeitos na pele) em condições reais de utilização.

A dermatologia termal

dermato-thermale.jpgEntender o mecanismo de ação da água termal

O tratamento de pacientes afetados por dermatite atópica ou psoríase na estação termal de Avène demonstrou inequivocamente os benefícios terapêuticos. Para reforçar as investigações neste campo e aprofundar os conhecimentos sobre o mecanismo de ação da água termal de Avène, os Laboratórios Pierre Fabre criaram o Laboratório da Água que foi inaugurado em 2008. Uma das missões deste laboratório é a de contribuir para o reconhecimento do termalismo científico.