Atualidades

28-06-2018

FeelCaps, para combater a inatividade física dos doentes oncológicos

Lançado em 2016 pelos Laboratórios Pierre Fabre, com dois conteúdos disponíveis: “Diabetes e problemas urológicos”, o primeiro serviço digital lúdico e evolutivo “FeelCaps” foi enriquecido com um terceiro conteúdo sobre “oncologia” destinado aos doentes oncológicos.

Combinando os conceitos de “e-learning” e “serious-game”, este serviço inovador tem como objetivo sensibilizar os pacientes relativamente aos benefícios da Atividade Física regular para potenciar o tratamento da doença, nomeadamente o cancro, e promover o bem-estar quotidiano. Mais de 700 médicos em França recomendam este serviço aos doentes crónicos.

O conteúdo foi elaborado pela Doutora Sophie Abadie-Lacourtoisie, Oncologista no “Centre Uni-Cancer d’Angers”: Importa consciencializar os doentes que a atividade física é primordial, promovendo o dinamismo e a motivação. Feelcaps é uma aplicação engenhosa que envolve os pacientes numa iniciativa lúdica de atividade física com o apoio dos profissionais de saúde, amigos e familiares. Cada doente tomará consciência de que a atividade física é um complemento terapêutico indispensável para o tratamento da respetiva patologia. Depois de inscrever o doente na FeelCaps, o médico poderá acompanhar o seu progresso. O que conta não é o desempenho desportivo, mas sim a prática diária de uma atividade moderada a intensa, que permite alcançar bons resultados.

FeelCaps Oncologia é uma plataforma on-line educativa e evolutiva, para melhor compreender os benefícios da prática de atividade física regular

FeelCaps foi desenvolvida para sensibilizar os utilizadores relativamente aos benefícios da prática de atividade física adaptada à saúde, e posteriormente à patologia, para demonstrar a eficácia desta prática na otimização do tratamento da patologia. Os estudos demonstraram os benefícios da Atividade Física durante o tratamento e na prevenção de recidivas, nomeadamente no cancro da mama, da próstata e do cólon.

Como funciona?

Na prática, o profissional de saúde inscreve o doente na plataforma. De seguida, este recebe os códigos que lhe permitirão aceder diretamente à aplicação. O doente é assim “convidado” para um clube de lazer que propõe diferentes atividades (passeios, excursões, workshops, visitas, etc.) no âmbito dos quais se descobrem benefícios para a saúde. As atividades e os numerosos questionários propostos pela aplicação têm o objetivo de permitir que o doente conheça melhor a sua doença (descrição, sintomas, fatores de risco, complicações, tratamentos, etc.), e demonstrar como a atividade física pode desempenhar um papel essencial no respetivo tratamento. O doente irá constatar que praticar uma atividade física regular liberta hormonas que favorecem o bem-estar, a concentração e a autoestima, podendo também potenciar a eficácia de determinados tratamentos. O profissional de saúde responsável, e apenas ele, poderá acompanhar a evolução da atividade física adaptada do doente.

Disponibilizar uma ferramenta útil e pertinente capaz de dar resposta às expectativas dos pacientes crónicos que pretendem praticar uma atividade física regular inscreve-se perfeitamente na missão assumida pelo Grupo Pierre Fabre: “cuidar do homem na sua globalidade e diversidade”. “Esta missão não se resume à oferta de produtos de saúde, mas envolve também ações de saúde pública, tal como o nosso apoio institucional ao primeiro Workshop Nacional sobre ‘Atividade física e cancro’, realizado no dia 8 de junho”, explicou Christophe Pignier, Diretor Clínico da Pierre Fabre Médicament França.


Obter mais informações sobre o primeiro workshop relativo a “Atividade física e cancro”