Gestão da RSE

Organização RSE

A Direção de Ética e Desenvolvimento Sustentável é responsável por dirigir e integrar a iniciativa de responsabilidade social a todos os níveis da empresa e em todas as suas atividades em França e nas filiais internacionais. Esta direção valida, junto da Comissão Executiva da nossa empresa, a estratégia a implementar e as prioridades.

Apoia-se numa comissão diretiva de RSE que representa todas as especialidades e atividades da empresa, assim como, numa rede de correspondentes de Ética nas filiais internacionais e uma rede de correspondentes HSA (Higiene, Segurança, Ambiente) nas fábricas e centros de investigação.

Avaliação Afaq 26000

Em 2012, os Laboratórios Pierre Fabre são o primeiro laboratório farmacêutico e a primeira empresa com mais de 10 000 colaboradores reconhecidos pela AFAQ 26000. A AFAQ 26000 é uma iniciativa de avaliação voluntária desenvolvida pela AFNOR Certification que permite às organizações medir o seu nível de maturidade e de desempenho no âmbito da responsabilidade social.

A AFAQ 26000 apoia-se na norma ISO 26000, a primeira e única norma internacional em matéria de RSE. Com um resultado de 624 pontos em 1000, os Laboratórios Pierre Fabre obtiveram na sua primeira avaliação o nível “confirmado”, ou seja, o nível 3 nos 4 contidos na avaliação.

Em 2015, a empresa atinge, no decurso da sua segunda avaliação, o nível “exemplar”, ou seja, o nível de avaliação mais alto, com um resultado sem paralelo até à data de 805 pontos em 1000.

Na conclusão do seu relatório, os avaliadores da AFNOR Certification resumiram a nossa iniciativa RSE da seguinte forma: “O nível de maturidade atingido pela Pierre Fabre é fruto dos valores impulsionados pelo seu fundador e pela iniciativa encetada após a criação da empresa. Uma política levada a cabo pelos novos dirigentes que assenta na convicção de um desenvolvimento necessariamente sustentável, conciliando a visão de longo prazo com a resposta às exigências económicas imediatas, inerentes a qualquer empresa. Felicitados pelas partes interessadas, os Laboratórios Pierre Fabre, empresa internacional de dimensão humana, continuam, deste modo, a cultivar a sua especificidade: implantação territorial, especialização botânica, cultura da excelência, inovação e desenvolvimento humano, fatores fundamentais de sucesso.

No decurso desta avaliação realizada por uma organização independente e com base nos resultados obtidos, foram reconhecidos os esforços levados a cabo desde a criação da empresa, assim como, o desejo do seu Fundador em ser uma referência.