História

Criados no início da década de 60 pelo Sr. Pierre Fabre, farmacêutico de Castres (Tarn), os nossos laboratórios desenvolvem-se há mais de 50 anos em torno de três atividades complementares: Médicament, Consumer Healthcare e Dermo-cosmétique.

Algumas etapas importantes

  • 1951: aquisição da Farmácia Pierre Fabre, na praça Jean Jaurès, Castres (Tarn)
  • 1959: lançamento de Cyclo 3, venotónico à base de Ruscus (Ruscus aculeatus)
  • 1962 : constituição dos Laboratórios Pierre Fabre
  • 1965 : início da atividade dermocosmética
  • 1968 : inauguração do 1.º centro de Investigação
  • 1970 : abertura da 1.ª filial internacional em Espanha
  • 1974 : compra da estância termal de Avène-les-Bains (Hérault)
  • 1989 : lançamento do citostático Navelbine
  • 1990: lançamento da marca Eau Thermale Avène
  • 1999 : criação da Fundação reconhecida de utilidade pública
  • 2005: abertura do capital da empresa aos colaboradores
  • 2010 : abertura do centro de I&D no Oncopole em Langlade (Toulouse)

1950/1960

  • 1951: aquisição da Farmácia Pierre Fabre, praça Jean Jaurès, Castres (Tarn)
  • 1959: lançamento de Cyclo 3, venotónico à base de Ruscus (Ruscus aculeatus)

1960 /1970

  • 1961: com o êxito de Cyclo 3, o Sr. Pierre Fabre cria os Laboratórios com o mesmo nome.
  • 1962: assembleia geral de constituição dos Laboratórios Pierre Fabre
  • 1963: aquisição dos Laboratórios Inava (higiene e cuidados buco-dentários)
  • 1965: aquisição da marca Klorane: início da atividade dermocosmética
  • 1968: criação do 1.º centro de Investigação Pierre Fabre em Péraudel (Castres )
  • 1969: aquisição da marca Ducray
  • 1969: abertura da primeira unidade de produção em Soual (perto de Castres)
Nessa altura, a empresa apoiava-se já nos mesmos pilares de agora: complementaridade das atividades, investimentos sustentados em Investigação e Desenvolvimento, eficácia comprovada e controlo de segurança dos seus produtos ao longo do seu ciclo de vida, etc.

1970/1980

  • 1970: abertura da primeira filial internacional em Espanha
  • 1973: abertura das filiais em Itália e na Suíça
  • 1974: compra da estância termal de Avène-les-Bains (Hérault)
  • 1974: primeiro centro de distribuição em Muret (Toulouse)
  • 1976: criação de uma unidade de extração vegetal e de química fina em Gaillac (Tarn) para a produção de ingredientes ativos para a área farmacêutica e dermocosmética
  • 1978: lançamento da marca Galénic
  • 1979: aquisição da marca René Furterer
  • 1979: criação de uma joint-venture no Japão com a Shiseido

1980/1990

  • 1980: abertura daa filial na Grécia
  • 1982: Permixon® (tratamento de hipertrofia benigna da próstata)
  • 1982: lançamento da marca A-Derma
  • 1985: primeiro contrato-quadro com o CNRS
  • 1986: constituição da Pierre Fabre Japão
  • 1987: abertura do centro de investigação dermocosmética de Vigoulet (Toulouse) e do centro de cultura da pele
  • 1988: abertura da filial em Portugal
  • 1988: lançamento da marca Plantes et Médecines (que passará a ser Naturactive)
  • 1989: aquisição do laboratório suíço Robapharm
  • 1989: constituição da Pierre Fabre Oncologie e lançamento do Navelbine®

1990/2000

  • 1990: lançamento da marca Eau Thermale Avène
  • 1990: abertura do Centro de Investigação de Imunologia de Saint-Julien-en-Genevois
  • 1991: abertura da unidade de produção de Pau (injetáveis em meio estéril)
  • 1992: abertura da unidade de produção de Gien (medicamentos)
  • 1992: lançamento do Nicopatch® (cessação tabágica)
  • 1994: criação do Instituo Klorane (atualmente Klorane Botanical Foundation)
  • 1995: Autorização da comercialização do Navelbine® no mercado americano
  • 1997: lançamento do Ixel® (antidepressivo)
  • 1999: a Fundação Pierre Fabre é reconhecida como de utilidade pública

2000/2010

  • 2001: criação do Orfagen (Laboratório dedicado à terapia de doenças dermatológicas raras)
  • 2001: criação do Centro Oceanológico de Banyuls (parceria com o Laboratório Arago, CNRS)
  • 2001: abertura do Conservatório Botânico de Soual
  • 2002: aquisição dos Laboratórios Genesis (marca Glytone®) nos Estados Unidos
  • 2005: abertura do capital da empresa aos colaboradores
  • 2006: compra dos laboratórios e da marca Darrow no Brasil
  • 2007: lançamento do Xelevia® (diabetologia) em comarketing com a Merck Sharp & Dohme-Chibret
  • 2008: acordos com a Forest para o desenvolvimento e comercialização nos Estados Unidos e Canadá do levomilnacipran, molécula resultante da investigação da Pierre Fabre no tratamento da depressão
  • 2008: tecnologia D.E.F.I, sistema de acondicionamento patenteado que garante a total esterilidade do produto ao longo da sua utilização
  • 2009: autorização da introdução no mercado do Javlor® para o tratamento do cancro da bexiga
  • 2009: parceria científica com a Universidade e o Centro Hospitalar Universitário (“CHU”) de Bordéus com vista ao desenvolvimento de uma molécula para o tratamento do hemangioma infantil
  • 2010: acordo com os Laboratórios Abbott para o desenvolvimento e comercialização de um anticorpo monoclonal
  • 2010: abertura do nosso centro de I&D no Oncopole em Toulouse

2010/2020

  • 2012: construção de uma Unidade de Biotecnologia de Anticorpos (produção de lotes clínicos) no Centro de Investigação de Saint-Julien-en-Genevois
  • 2012: ampliação da unidade de extração de Soual e arranque da unidade de produção cosmética estéril
  • 2012: 1.ª empresa francesa com mais de 10 000 colaboradores a ser certificada pela AFAQ 26 000, com nível confirmado pelo seu contributo para o desenvolvimento sustentável
  • 2013: a Fundação Pierre Fabre passa a ser acionista maioritário do Grupo com 86% das ações
  • 2014: obtenção da autorização de introdução no mercado europeu do Hemangiol®
  • 2015: Celebração de um acordo-quadro com o Instituto Universitário do Cancro de Toulouse (IUCT-O)
  • 2016: Criação de duas novas filiais internacionais na Dinamarca e em Hong-Kong
  • 2016 (fevereiro): 1.ª empresa francesa com mais de 10 000 colaboradores a obter o nível “exemplar” da avaliação AFAQ 26000, levada a cabo pela AFNOR Certification, pelo seu contributo para o Desenvolvimento Sustentável
  • 2016 (março): acordo promocional com a Pfizer no âmbito da urologia e ginecologia
  • 2016: o Instituto Klorane passa a ser Klorane Botanical Foundation
  • 2016: abertura do novo hotel na Estação Termal de Avène
  • 2017 (julho): o conjunto das atividades dedicadas à saúde pública em geral do Grupo (Pierre Fabre Consumer Health Care) é reunido nas novas instalações de Péraudel

Uma obra dedicada à história do Grupo

A 31 de outubro de 2014 foi publicado pelas edições Privat o livro “Histoire des Laboratoires Pierre Fabre” (História dos Laboratórios Pierre Fabre), da autoria de Hervé Penan, professor de gestão da Universidade de Toulouse-Capitole.

Com o subtítulo “Innover de la santé à la beauté” (Inovar da saúde à beleza), esta obra académica abre as portas a sessenta anos de eventos que levaram à constituição do Grupo Pierre Fabre. A obra divide-se em cinco capítulos cronológicos, da década de 50 ao ano 2010. Cada capítulo está acompanhado de um caderno iconográfico.

Uma obra que deve ser lida e partilhada para preservar a memória da nossa história, fazer descobrir e explicar as especificidades e os valores do nosso Grupo.

A versão inglesa foi publicada em julho de 2015.

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