Inovação e cultura farmacêutica

I&D - Investigação e Desenvolvimento: os produtos do futuro

2_1_recherche.jpg

Inovação Farmacêutica

A investigação farmacêutica da Pierre Fabre concentra os seus esforços e investimentos em três campos prioritários: oncologia, dermatologia e neuropsiquiatria.

Inovação Dermocosmética

Com o objetivo de garantir a oferta dermocosmética mais completa, os nossos investigadores identificam novos ingredientes ativos de origem natural, biológica ou química e exploram os mecanismos cutâneos e capilares à escala tecidular, celular e molecular.

207 MILHÕES DE EUROS

dedicados à I&D em 2014

17 % DO VOLUME DE NEGÓCIOS
FARMACÊUTICA

dedicados à I&D na área farmacêutica em 2014

4 % DO VOLUME DE NEGÓCIOS
DERMOCOSMÉTICA

dedicados à I&D na área dermocosmética em 2014

Biotecnologia, uma competência de vanguarda

2_1_biotechnologies.jpg

A biotecnologia reúne um conjunto de técnicas de utilização de tecidos vivos (células animais e vegetais ou micro-organismos) para produzir moléculas. Na área farmacêutica as moléculas produzidas segundo estas técnicas são utilizadas para tratar um órgão ou organismo. O Grupo Pierre Fabre está particularmente orientado para a conceção, caracterização e produção de anticorpos monoclonais para as terapêuticas anticancerígenas. O interesse nos anticorpos monoclonais reside no seu modo de ação altamente direcionado, na sua eficácia e melhor tolerância comparativamente aos tratamentos com quimioterapia. O centro de Imunologia Pierre Fabre de Saint-Julien é internacionalmente reconhecido pela sua experiência nesta área.

Este centro trabalha também para a marca Eau Thermale Avène. O ingrediente ativo I-Modulia da gama de Avène Xeraclam A.D é produzido pela unidade de biotecnologia de anticorpos segundo as mesmas boas práticas de fabrico usadas para a produção dos anticorpos monoclonais para a oncologia.

A Cosmética Estéril, nova geração de cuidados para a pele

2_1_cosmetique_sterile_avene.jpg

Em estreita colaboração com farmacêuticos e dermatologistas, os Laboratórios Pierre Fabre desenvolvem cuidados dermatológicos para a pele assegurando o mais alto nível de qualidade, segurança e eficácia. Para isso, apoiam-se numa abordagem científica, com origem na cultura farmacêutica da empresa.

Inserido no seu espírito vanguardista, os Laboratórios Pierre Fabre idealizaram, desde a década de 1990, o primeiro sistema de produção de cuidados cosméticos estéreis para as peles mais exigentes, sob a forma de monodoses de utilização única. Este sistema patenteado é comercializado pela marca Avène sob o nome Extrême Tolérance Système (ETS).

Para tornar os produtos estéreis acessíveis a um maior número de consumidores e assegurar o cumprimento dos tratamentos, foi lançado um novo programa de investigação. Este novo programa é iniciado em 2009, com o lançamento de uma nova geração de cuidados: a Cosmética Estéril.

2_1_cosmetique_sterile_aderma.png

Esta nova geração de cuidados dermatológicos, garante a eficácia e uma segurança absoluta para as peles mais exigentes (pele do bebé, peles hipersensíveis, peles com patologias e peles atópicas), assegurando:

  • cuidados dermatológicos sem conservantes nem substâncias com função de conservante, contendo exclusivamente os componentes absolutamente necessários;
  • um processo exclusive de fabrico, aperfeiçoado pelos investigadores e engenheiros dos Laboratórios Pierre Fabre: a esterilização das fórmulas por infusão, associada ao seu enchimento em ambiente estéril, de acordo com as normas em vigor na indústria farmacêutica;
  • a esterilidade do produto ao longo da sua utilização devido ao DEFI, Dispositivo Exclusivo Fórmula Intacta, sistema de acondicionamento patenteado. O DEFI permite manter a esterilidade das fórmulas, mesmo depois da abertura do tubo, sem nenhum risco de contaminação bacteriana durante toda a duração do cuidado.

A Cosmética Estéril, associação única destas três importantes inovações (formulação, acondicionamento, fabrico), vai ao encontro das necessidades dos dermatologistas e farmacêuticos que procuram soluções mais eficazes e mais seguras para as peles mais exigentes.

A Cosmética Estéril foi comercializada a partir de 2009 na marca Avène (Tolérance Extrême). Atualmente está também disponível na marca A-Derma. Progressivamente, será alargada a vários produtos dos Laboratórios Pierre Fabre destinados às peles mais exigentes.