Intensificação dos Processos

Processos eficazes e amigos do ambiente

reacteurs-chimiques.jpg

No domínio da conceção e industrialização dos processos para o fabrico dos nossos princípios ativos de origem vegetal, temos adotado uma abordagem proativa. A finalidade consiste em assegurar a implementação de equipamentos e procedimentos mais eficazes, ecológicos e capazes de garantir um produto final de elevada qualidade. Esta procura permanente de tecnologias ideais abrange a extração de matérias vegetais, a purificação dos extratos e suas transformações moleculares, e a síntese orgânica de princípios ativos. Este método de trabalho é designado por intensificação dos processos. Trata-se de um conceito recente ao serviço do desenvolvimento sustentável, que se baseia num conjunto de princípios de inovação que permitem progressos significativos em termos de eficácia, qualidade, segurança e rentabilidade.

Com esta abordagem, inserimo-nos plenamente nos princípios da química verde.

mepi.jpg

Com intenção de consolidar e partilhar os esforços de investigação, estamos entre os fundadores de uma importante iniciativa: a Maison Européenne des Procédés Innovants (MEPI).
Trata-se de uma plataforma tecnológica europeia, com sede em Toulouse, na qual os universidades e indústrias associam os seus conhecimentos e competências, com vista à experimentação de novos procedimentos pioneiros.
O objetivo é difundir estes novos conceitos, especialmente junto das pequenas e médias empresas que poderão experimentá-los.