Klorane Botanical Foundation

Fundação de empresa para a proteção e a valorização do património vegetal

Desde 1994, no seio da Klorane Botanical Foundation, o nosso foco é colocar ao alcance de todos os 50 anos de investigação dos Laboratórios Pierre Fabre sobre as plantas medicinais.
Fundação de empresa para a proteção e valorização do património vegetal, implementamos ações concretas em redor de três missões: Proteger, Explorar e Educar.

A Grande Muralha Verde

carte_grande_muraille_verte.jpg

O programa pan-africano “A Grande Muralha Verde” visa combater a desertificação e a pobreza no Sahel com a constituição uma cintura vegetal de 7000 km de comprimento e 15 km de largura, de Dacar a Jibuti, englobando 1 países africanos. É constituída por várias espécies endógenas: Tâmara do deserto, Acácias, Anáfega... selecionadas devido à sua adaptação específica ao clima semiárido. A Klorane Botanical Foundation participa neste programa de grande envergadura no Senegal em todas as suas três missões Proteger, Explorar, Educar.

PROTEGER

proteger.jpg

Mais de 20 % das espécies vegetais na Terra estão em extinção e perto de um quinto das espécies vegetais na França metropolitana está ameaçado. Consciente desta fragilidade dos recursos vegetais, a Klorane Botanical Foundation intervém em colaboração estreita com conservatórios botânicos contra o desaparecimento das espécies vegetais no mundo.
Exemplo: “salvaguarda da Calêndula marítima, Asterácea endémica da Sicília, em risco extremo de extinção”.



EXPLORAR

explorer.jpg

Para proteger devidamente, devemos conhecer bem e a “engenharia vegetal” merece uma investigação permanente.
Neste âmbito, a fundação proporciona o seu apoio financeiro a diversos projetos de futuro (missões nas florestas primárias tropicais, restauração da coleção patrimonial de herbários do Museu Nacional de História Natural, etc.). Graças a numerosas parcerias com instituições, professores e investigadores reconhecidos, elaboramos monografias botânicas e várias brochuras com informações sobre as plantas.


EDUCAR

institut-klorane.jpg

A educação e a transmissão de conhecimentos sobre a biodiversidade vegetal à globalidade dos públicos são a vocação fundamental da Klorane Botanical Foundation:

  • Para os académicos, com farmacêuticos em farmácia: animações pedagógicas, entrega gratuita de guias, cartazes, jogos, etc., e visita a jardins botânicos
  • Para os profissionais de saúde: formações sobre botânica com recurso a suportes científicos dedicados como a revista Regards Botaniques, informações especializadas e monografias botânicas
  • Para o grande público: brochuras temáticas, programas de ciências participativas