O doente, uma prioridade

30 anos de desenvolvimento ao serviço dos doentes

Presentes há já 30 anos no campo da oncologia, o Grupo tornou-se num agente de referência para os profissionais de saúde e um aliado para os doentes com cancro, em especial, graças aos desenvolvimentos e importantes avanços na oncologia:

  • descoberta e comercialização de medicamentos à base de princípios ativos de origem vegetal
  • desenvolvimento da quimioterapia oral, que melhora o conforto do tratamento tanto para os doentes, como para os prestadores de cuidados de saúde
  • tratamento de doenças para as quais as soluções eram quase inexistentes, como o cancro do pulmão de células não pequenas em adjuvância, o cancro da bexiga em segunda linha ou o acondicionamento intravenoso prévio ao transplante da medula óssea (nomeadamente em pediatria)
  • implementação do estudo OneSmile para antecipar e aliviar as perturbações cutâneas de doentes oncológicos em tratamento

Quimioterapia oral

Incidência na... quimioterapia oral

Medicamentos quimioterápicos na forma de comprimidos ou cápsulas de gel, que podem ser ingeridos em vez de administrados por via intravenosa.

O desenvolvimento da quimioterapia oral constitui um importante avanço no arsenal de tratamentos. Esta forma de tratamento melhora o conforto, não apenas para os prestadores de cuidados de saúde, mas também, e mais importante, para o doente. A quimioterapia oral facilita o tratamento de doentes no seu geral, permitindo uma maior flexibilidade e liberdade.

O desenvolvimento de formulações administradas por via oral - em oposição de uma administração por via intravenosa - contribuiu também para garantir que o nosso laboratório tivesse um lugar na história da oncologia. Olivier Provendier, Diretor de Operações Globais de Oncologia.

One Smile

Incidência em One Smile dos Laboratórios Dermatológicos Avène

(Educação Oncológica e Efeitos Secundários na Pele Minimizados para uma Vida ainda Melhor)
Um projeto iniciado em 2015 pelos Laboratórios Dermatológicos Avène para se entender, prevenir e aliviar as perturbações da pele provocadas por tratamentos oncológicos.

Este projeto destina-se aos homens e mulheres que lutam contra o cancro e que sofrem de efeitos secundários indesejados do seu tratamento, que, frequentemente, são visíveis na pele.

O One Smile proporciona informação, tanto aos doentes como aos profissionais, sobre os efeitos cutâneos específicos de cada tipo de tratamento, assim como qual o melhor cuidado para aliviar os referidos efeitos secundários e melhorar a qualidade de vida.
Descubra o projeto OneSmile www.one-smile.care

Medicina translacional

Incidência na... medicina translacional

Um conceito que evoluiu nos últimos vinte anos, disponibilizando o elo de ligação que faltava entre a investigação laboratorial e clínica. Permite que os doentes beneficiem com uma maior rapidez dos avanços e inovações de diagnósticos e terapêuticas.

Para progredir com maior rapidez e mais confiança a partir da investigação laboratorial à “prova de conceito” até um medicamento que possa ser administrado aos doentes, vamos incidir fortemente na medicina translacional. A nossa presença física no campus Oncopole de Toulouse na região Midi-Pyrénées reflete o nosso compromisso com esta área de investigação. Devemos este estabelecimento ao nosso fundador, Sr. Pierre Fabre, que estava muito associado à colaboração pública e privada e à ligação entre investigação e doentes.

Segundo o Sr. Pierre Fabre, a proximidade de um hospital, dos seus doentes, investigadores e prestadores de cuidados de saúde com um laboratório de investigação só pode dar origem ao desenvolvimento de novos tratamentos.

Atualmente, o nosso Grupo trabalha estreitamente com o Instituto Universitário do Cancro de Toulouse (IUCT-O), um verdadeiro enquadramento de referência relativamente ao ensino, investigação e cuidado na área da oncologia, inaugurado em 2003. Este estabelecimento de cuidados de saúde, concebido também para a investigação, está localizado muito perto do nosso próprio centro de pesquisa e representa uma ótima oportunidade de desenvolvimento de princípios ativos futuros para doentes.