Atualidades

21-06-2019

O Grupo Pierre Fabre dá a conhecer as suas atividades no âmbito da iniciativa DUODAY

Castres, 16 de maio de 2019 – Para assinalar os 30 anos do acordo Handi'Cap, o Grupo Pierre Fabre participa pela primeira vez na iniciativa DuoDay, um evento europeu realizado em França pela Secretaria de Estado dedicada aos portadores de deficiência. Esta é uma ocasião privilegiada para relembrar o envolvimento do Grupo no emprego de portadores de deficiência e para permitir que os colaboradores "mentores" transmitam a sua paixão pelas atividades que desempenham. 
Três instalações do Grupo (Péraudel, Langlade e Cauquillous) também abrirão as suas portas e darão a conhecer diferentes atividades, tais como: controlador de gestão, assistente, chefe de produto, jurista, técnico de biologia, etc.


O grupo Pierre Fabre confere especial importância à questão dos portadores de deficiência 

Há já vários anos que o Grupo valoriza o emprego de portadores de deficiência. A percentagem de trabalhadores portadores de deficiência do Grupo ultrapassou a barreira dos 7% em 2018, situando-se agora 7,14% acima da média do setor, que é de 3,67%.
O acordo Handi’Cap, vigente desde 1989, foi construído em torno de 4 eixos: 

  • Desde logo, a contratação, uma vez que a Pierre Fabre se empenha no recrutamento com contratos sem termo e a termo de portadores de deficiência.
     
  • Em seguida, a manutenção do emprego, já que se um problema de saúde tiver impacto na capacidade de trabalho de um colaborador são implementadas soluções para adaptar o posto de trabalho ou permitir a reclassificação do colaborador.
     
  • O terceiro eixo diz respeito às missões de inserção, uma vez que a Pierre Fabre concede aos jovens portadores de deficiência a oportunidade de terem um acesso facilitado à empresa, através de ofertas de estágio e do estatuto de trabalhador-estudante.
     
  • Por fim, importa salientar que a Pierre Fabre recorre em vários domínios à subcontratação através do centro de reabilitação profissional ESAT.
     

O Grupo acompanha também os colaboradores e as suas famílias nas diferentes ações associadas à deficiência: reconhecimento da qualidade do trabalhador portador de deficiência (Reconnaissance de la Qualité de Travailleur Handicapé, RQTH), adaptações realizadas no posto de trabalho e/ou em casa, etc.


Esta iniciativa permitirá aos convidados descobrirem o grupo Pierre Fabre e as diferentes atividades que desenvolve acompanhados dos respetivos mentores. Estamos muito satisfeitos por formar 40 pares num dia. Já estamos a planear manter esta ligação após a iniciativa, respondendo a todas as questões colocadas sobre a inserção no mundo do trabalho ou a construção do respetivo projeto profissional, declarou Sonia Saint-Martin, Diretora de projeto da "Direction Pôle Corporate Partenariat Ecole".