Atualidades

28-06-2018

Pierre Fabre e Roche alargam o acordo de parceria para o desenvolvimento de um novo protótipo de teste diagnóstico em oncologia

O grupo Pierre Fabre anunciou o alargamento do acordo de parceria com a Roche para o desenvolvimento de um novo protótipo de teste diagnóstico em oncologia para o W0101, um anticorpo conjugado (ADC). Este ADC, descoberto e desenvolvido pelo “Institut de Recherche Pierre Fabre”, visa o recetor do fator de crescimento semelhante à insulina tipo 1 (IGF-1R). O estudo clínico foi iniciado em 2017, tendo como investigador principal o Dr. Christophe Massard, Chefe do departamento de inovação terapêutica e de ensaios precoces do “Centre Gustave Roussy” em Villejuif (França). O estudo decorre em várias instalações de investigação em França e em Espanha.

 O acordo de parceria alarga-se agora à determinação retrospetiva da expressão do IGF-1R nos pacientes incluídos no estudo clínico de fase I/II.

Esta parceria com a Roche, líder mundial do diagnóstico in vitro e do diagnóstico histológico do cancro, assinala uma etapa importante no desenvolvimento desta nova opção terapêutica destinada aos doentes que sofrem de tumores que sobrexpressam o IGF-1R, explicou o Dr. Alexandre Passioukov, diretor do departamento de medicina translacional no “Institut de Recherche Pierre Fabre”. Sabemos que o anticorpo IGF-1R utilizado para o teste diagnóstico liga-se a um epitopo diferente do utilizado para o ADC, ambos desenvolvidos pelo “Institut de Recherche Pierre Fabre”. 

Sobre o W0101

O W0101 é o primeiro ADC composto por um derivado da auristatina patenteado, descoberto e desenvolvido pelo “Institut de Recherche Pierre Fabre”, conjugado com um anticorpo que visa o recetor do IGF-1. O IGF-1R é conhecido pelo papel que desempenha na tumorigénese e no desenvolvimento de diferentes tipos de cancro. Enquanto ADC, o W0101 representa uma nova abordagem que beneficia da utilização de um anticorpo monoclonal altamente específico para administrar de forma seletiva um medicamento citotóxico altamente potente nas células tumorais após internalização através do IGF-1R. O W0101 foi concebido para o tratamento de doentes que sofrem de tumores que sobrexpressam o IGF-1R. Está em curso uma avaliação no contexto de um ensaio clínico de fase I. Para obter mais informações sobre o ensaio clínico, aceda a: https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT03316638

Ler o comunicado de imprensa