Produção de ingredientes ativos

COMPETÊNCIAS RECONHECIDAS

production-actifs.jpgNas quatro unidades de produção, os Laboratórios Pierre Fabre garantem o desenvolvimento e a produção de ingredientes ativos de origem vegetal, animal ou sintética para os setores farmacêutico, cosmético e nutracêutico. Para o efeito, o Grupo apoia-se em tecnologias industriais de ponta, como a extração, hemissíntese, síntese química, produção citotóxica, cultura celular vegetal ou, ainda, fluidos supercríticos. Em matéria de ingredientes ativos, a experiência dos Laboratórios Pierre Fabre é reconhecida nas áreas do desenvolvimento e da produção de produtos citotóxicos, assim como da extração e purificação de ativos naturais a partir de matérias-primas vegetais pelo processo de hemissíntese.

A nossa estratégia de inovação industrial visa a perenidade da atividade pela satisfação dos clientes e das partes interessadas, o cumprimento da legislação e a consideração dos desafios para um desenvolvimento sustentável.

Extração

prod-actifs-chaine-continue.jpg

35 anos de experiência na extração vegetal

A nossa unidade de Gaillac (Tarn) possui uma experiência de mais de 35 anos na extração vegetal com um controlo da cadeia completa desde o cultivo da planta à produção do seu extrato. Deste modo, produzimos mais de 80 extratos padronizados de alta qualidade. A nossa cadeia de extração, com uma capacidade de 1000 kg/h, funciona em contínuo, o que permite aumentar a capacidade de extração e de purificação.

O processo de extração contínua baseia-se na tecnologia designada por "contracorrente". A planta é encaminhada através de uma espiral que percorre o extrator de uma ponta à outra, em sentido inverso ao do solvente. À medida que a planta avança pelo extrator, entra em contacto com um solvente cada vez mais fraco, cujo poder de extração é cada vez maior. Esta tecnologia permite melhorar a produtividade da extração, reduzindo os custos de produção. No final do processo, o solvente evaporado pode ser reciclado e reutilizado. Esta técnica assegura um melhor controlo do produto em termos de qualidade e reprodutibilidade.

Purificação

A complexidade das misturas obtidas por extração de produtos naturais (plantas ou organismos marinhos) levou o Grupo Pierre Fabre a desenvolver processos industriais de purificação cada vez mais eficazes.

extraction3.jpg

Cromatografia Líquida de Alta Eficiência

A purificação por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC) é uma tecnologia industrial de vanguarda utilizada na produção na unidade de Gaillac. Equipada com quatro colunas industriais com um diâmetro interno de 80 a 450 mm, a unidade de Gaillac tem uma capacidade de purificação por HPLC adaptável a todas as medidas de lote farmacêutico.

Ultrafiltração

A purificação por Ultrafiltração permite separar as moléculas segundo o seu peso molecular, mediante um processo de separação por membranas. As moléculas de baixo peso molecular atravessam a membrana cujos poros são suficientemente pequenos para reter as substâncias de alto peso molecular. O sistema de separação é adaptável modificando o tamanho dos poros da membrana (de 0,001 a 0,1 microns).

Produção Citotóxica

cytotoxiques.jpgGarantir a segurança dos operadores e do meio ambiente

A manipulação de produtos citotóxicos (anticancerígenos) exige precauções especiais devido à sua forte atividade. Neste sentido, foi criado um laboratório de produção totalmente dedicado à sua síntese. Este laboratório permite garantir a segurança dos operadores e do meio ambiente. Esta experiência e conhecimento na manipulação de produtos altamente ativos permitiu instalar uma unidade industrial de fluoração em condições superácidas a baixa temperatura. É nesta unidade que se sintetiza a vinflunina, o princípio ativo obtido da pervinca de Madagáscar, do nosso fármaco anticancerígeno JAVLOR® .