Saúde e solidariedade

A Fundação para a Dermatite Atópica

fondation-da.jpg

Desde 2006 que a Fundação para a Dermatite Atópica, fundação de empresa criada pelos Laboratórios Pierre Fabre, participa no financiamento de trabalhos de investigação e estudos clínicos sobre a dermatite atópica. Além disso, concebe e organiza ações pedagógicas, cria, edita e distribui material de informação destinado aos médicos, progenitores e filhos.

Exemplos de ações:

  • Participação na criação e desenvolvimento de 35 Escolas de Atopia na Europa, China, Colômbia e México para desenvolvimento de educação terapêutica.
  • Criação de ferramentas pedagógicas e brochuras destinadas a profissionais de saúde
  • Participação no aperfeiçoamento da PO-SCORAD, uma ferramenta de autoavaliação da dermatite atópica
  • Participação em França, Bélgica e Itália, nas Jornadas Nacionais de formação sobre a educação terapêutica no âmbito da dermatite atópica
  • Criação e animação do sítio Web da Fundação para a Dermatite Atópica.

Associação Leucemia Esperança Paris Ile de France: bicicletas de fitness em hospitais

velo_hopital.jpg

Melhorar a qualidade de vida dos doentes é um objetivo importante dos Laboratórios Pierre Fabre, desafio que ocorre em paralelo com a própria essência da missão de um laboratório farmacêutico: cuidar dos doentes. No campo da oncologia e de acordo com este objetivo, a Pierre Fabre Oncologie apoiou em 2013 um dos projetos da Associação Leucemia Esperança Paris Ile de France: equipar os serviços hospitalares de onco-hematologia com bicicletas de fitness.


Para saber mais, ouça a entrevista de Dominique Gougeon, diretor em França da Pierre Fabre Oncologie e visite o sítio Web da Associação Leucemia Esperança Paris Ile de France www.leucemie-espoir-idf.org.

Associação para a Investigação do Cancro da Próstata

artp.jpg

A Associação para a Investigação do Cancro da Próstata (ARTP) foi criada na sequência da consciencialização de que existe uma investigação insuficiente em França para fazer face ao desafio médico de grande magnitude que envolve o cancro da próstata. Uma das principais causas de morbidade e mortalidade nos homens com mais de 40 anos de idade. O principal objetivo da ARTP é contribuir para colmatar esta situação preocupante.

Associação Francesa de Luta contra o Reumatismo

A AFLAR está empenhada no avanço dos objetivos da luta contra o reumatismo:

  • aumentar a difusão das técnicas e conhecimentos específicos, de informação/educação avançadas da investigação científica, passando pela prevenção;
  • ajudar quem padece de reumatismo a viver melhor com a sua doença no dia-a-dia e envolver-se de forma ativa na cadeia de saúde
  • fazer reconhecer integralmente o importante fardo humano e socioeconómico do reumatismo;
  • promover o avanço dos cuidados sociais, dos meios da prevenção e da investigação.

Associação Tulipa

association-tulipe.jpg

Procedemos à doação de produtos de primeira necessidade e de medicamentos por via da Associação Tulipa. Organização não governamental que se rege pela lei de 1901, esta associação congrega as doações das empresas de saúde para responder, em casos de urgência, às necessidades das populações necessitadas por ocasião de crises sanitárias graves, catástrofes naturais e conflitos. Assim, a sua intervenção assume a forma de disponibilização, em prazos muito curtos, de kits de emergência de produtos de saúde novos, adaptados às necessidades do terreno.

As nossas ações no estrangeiro

sante_solidarite.jpg

África - Klorane Bébé está envolvida com a AMREF

Klorane Bébé apoia a campanha “Stand Up For African Mothers” da African Medical and Research Foundation (AMREF), 1.ª ONG africana de saúde pública, e participa na formação de 15 000 parteiras africanas para reduzir a mortalidade materna e infantil em África.
Anualmente, morrem mais de 162 000 mulheres durante a gravidez ou parto na África subsariana, onde o risco de mortalidade materna é 1000 vezes superior ao existente em França. No entanto, 80 % dos óbitos poderiam ser evitados se existisse pessoal de saúde formado, nomeadamente, parteiras. Cada parteira africana formada equivale a 500 mães ajudadas todos os anos e milhares de bebés que podem nascer em melhores condições.
Para esta parceria estabelecida entre a AMREF e a Klorane Bébé, foram realizadas duas ações: em farmácias, onde a Klorane Bébé entregou uma parte do produto das suas vendas*, e na Internet, onde os dois parceiros idealizaram uma forma inédita de levar as pessoas a envolverem-se com a criação de uma “cantiga de embalar para a vida”. Esta cantiga de embalar, composta e interpretada por Inna Modja, cantora e embaixadora da AMREF, poderá ser gratuitamente transferida a partir de outubro pelo Facebook e por cada transferência, a Klorane

Bébé pagará 1,00 euro à AMREF**. Assim, esta cantiga vai não só permitir que as nossas crianças possam ter belos sonhos, mas permitirá especialmente que as crianças de África possam nascer em boas condições.
* 1,00 euro por duo gel
** No limite das primeiras 10 000 transferências.

Alemanha - Viaturas sociais elétricas para o hospital universitário de Friburgo
A 5 de setembro de 2011, a Pierre Fabre Alemanha e outros mecenas doaram ao hospital universitário de Friburgo uma viatura social elétrica. Esta viatura facilita a manutenção no domicílio de cerca de uma centena de doentes com cancro impossibilitados de se deslocar todas as semanas ao hospital para as sessões de quimioterapia. É o segundo “social car” patrocinado pela nossa filial alemã.