Atualidades

09-05-2018

"Smile for All": uma segunda vida para os produtos não vendidos da Pierre Fabre Oral Care

Os produtos não vendidos representam 10% dos produtos fabricados e, geralmente, acabam por ser destruídos. Para combater o desperdício evidente, a Pierre Fabre Oral Care associou-se à jovem empresa Phenix, que recupera os produtos não vendidos e os redistribui por uma rede de associações parceiras através da operação "Smile for All". Destaque para uma operação responsável que devolve o sorriso.

Combater o desperdício e dar uma segunda vida aos produtos

Envolvida no combate ao desperdício, a Pierre Fabre Oral Care lançou em 2017 a operação "Smile for All" em parceria com a Phenixuma "start-up" que acompanha as empresas responsáveis numa abordagem de economia circular em resposta aos problemas de redução do desperdício e de valorização dos resíduos.

A "Smile for All" é uma operação que se inscreve nos objetivos de desenvolvimento sustentável do grupo Pierre Fabre, e permite dar uma segunda vida aos produtos cujo destino seria a destruição. 100% dos produtos não vendidos são agora doados a associações em vez de irem para o lixo!

Os produtos não vendidos representam cerca de 10% dos produtos fabricados. Quais são os motivos? Um pequeno defeito, uma embalagem obsoleta ou a chegada de uma nova gama costumam estar na origem das devoluções de mercadorias aos armazéns do Grupo. Entre os produtos não vendidos encontram-se escovas de dentes de adulto e de criança, pastas dentífricas, escovilhões interdentários, colutórios, tudo o que é indispensável para uma boa saúde oral. Para a Pierre Fabre Oral Care, estes produtos deveriam ser úteis para as pessoas que deles necessitam.

"Smile for All", uma ação em que todos ficam a ganhar

A parceria com a Phenix constitui uma ação em que todos ficam a ganhar! A equipa da Phenix recolhe os produtos não vendidos no centro de distribuição do grupo Pierre Fabre em Toulouse. De seguida, assegura o armazenamento nos respetivos armazéns para depois os redistribuir às diferentes associações de beneficência parceiras.

3700 sorrisos oferecidos em 2017

Em 2017, com a "Smile for All", para além de reduzir o custo de armazenamento e de destruição estimado em 24 000 euros, a marca beneficiou de um crédito fiscal de 60% do valor em preço de compra das doações. Os restantes 40% pertencem à Phenix. A marca doou 69 621 produtos a 10 associações locais, num valor superior a 22 000 €. No total foram 3700 os sorrisos oferecidos!